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Orçamento Compartilhado e Palavras-chave Negativas por Campanhas Adwords – Como Usar essas Ferramentas?

7 de janeiro de 2013


O Google criou novas ferramentas dentro da Biblioteca Compartilhada com o intuito de facilitar o gerenciamento de contas Adwords com mais de uma campanha. Através dela podemos gerenciar quatro tópicos de maneira compartilhada:
  • Públicos-Alvo
  • Orçamento
  • Palavras-chave Negativas da Campanha
  • Exclusões de Canais da Campanha


Nesse post abordaremos dois principais tópicos: Palavras-chave Negativas da Campanha e Orçamento Compartilhado.
  • Palavras-chave Negativas da Campanha
É muito comum encontrarmos contas que tenham mais de uma campanha com a necessidade do mesmo grupo de palavras-chave negativas. Por exemplo, uma conta em que trabalhamos com a segmentação por regiões: Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. Podemos criar uma campanha para cada região, porém, o cliente exige que 3 cidades não sejam atingidas. 

O administrador da conta poderá criar uma lista de palavras-chave negativas compartilhada, que irá atingir todas as campanhas selecionadas. Dessa maneira, o  tempo será otimizado, uma vez que poderá adicionar ou excluir palavras-chave negativas em mais de uma campanha de uma só vez. 

No entanto, todo cuidado é pouco ao utilizar esse tipo de ferramenta, pois as palavras-chave negativas possuem influência direta no desempenho das campanhas, tanto de maneira negativa como positiva. 
Abaixo podemos entender melhor como funciona o compartilhamento de palavras-chave negativas para campanhas:


Orçamento Compartilhado 

Essa opção permite ao usuário que diferentes campanhas compartilhem de um mesmo orçamento, sem a necessidade de limitação específica para cada uma. Em outras palavras, essa ferramenta possibilita que campanhas com segmentações diferentes (por região, horário, etc), porém com serviços similares, possam usufruir de um mesmo orçamento sem que falte ou sobre orçamento sem necessidade. 

Para configurar o Orçamento Compartilhado é necessário apenas definir o nome do “conjunto de campanhas” (eventos corporativos, por exemplo) e o valor compartilhado.


Por fim defina as campanhas que compartilharão determinado orçamento.


Dessa maneira, não é necessário o monitoramento constante dos gastos de cada campanha pois o compartilhamento permite que o gasto seja dividido automaticamente de acordo com a necessidade de cada campanha. 

Utilizar essas ferramentas de forma correta permite otimizar o tempo e fazer alterações em massa, fazendo com que problemas como limitação de orçamento e negativação não sejam mais tão recorrentes fazendo com que o  retorno de suas campanhas só aumente.

Bruno Marques e Ruy Dias são analistas de AdWords na SEO Marketing.

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