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Microdados e RDFa as Linguagens do SEO Semântico

12 de janeiro de 2013

SEO Semântico ou Semantic SEO já vem sendo utilizado por muitos sites para geração dos rich snippets. Veja quais são as linguagens (Microdados e RDfa) aprovadas pelos buscadores e aonde encontar referências sobre elas.

Adicionar marcação semântica (Microdados ou RDFa) às páginas de um site ajuda a aumentar a relevância para as keywords trabalhadas na mesma. É através dela que criamos os rich snippets que por sua vez exercem influência direta no CTR das páginas ranqueadas a primeira página de resultado orgânicos do Google.

A marcação semântica indica aos motores de busca o que é importante e relevante em uma página auxiliando no processamento de informações da mesma. Usando uma analogia bastante popular é como se a informação relevante da página já fosse “mastigada” para os motores de busca.

Hoje os principais buscadores suportam dois tipos de linguagem semântica a RDFa e Microdados (Microdata). A RDFa é utilizada pelo consórcio GoodRelations e as referências para Microdados são encontradas através do Schema.org.

Schema


XML Schema é uma linguagem baseada no formato XML para definição de regras de validação ("esquemas") em documentos no formato XML. Foi a primeira linguagem de esquema para XML a obter o status de recomendação por parte do W3C. Foi amplamente utilizada para desenvolvimento da NF-e (Nota Fiscal Eletrônica Brasileira).

De todos os formatos de microdados, este é o que recomendamos por ele ter sido reconhecido pelos principais buscadores  Google, Yahoo e Bing para enriquecer os resultados das buscas. Para mais informações sobre o Schema, acesse: http://schema.org

Exemplo:

<div itemscope itemtype="http://schema.org/Organization">
 <span itemprop="name">Google.org (GOOG)</span>
Contact Details:
 <div itemprop="address" itemscope itemtype="http://schema.org/PostalAddress">
   Main address:
     <span itemprop="streetAddress">38 avenue de l'Opera</span>
     <span itemprop="postalCode">F-75002</span>
     <span itemprop="addressLocality">Paris, France</span>

Microdados


Microdados são especificações semânticas dentro do conteúdo existente em páginas web. Os motores de busca, web crawlers e navegadores podem extrair e processar microdados de uma página e usá-los para proporcionar uma experiência mais rica de navegação para os usuários.

Microdados usam um vocabulário de apoio para melhor descrever um item e incrementar os resultados de buscas com imagens, palavras-chave e até mesmo links de navegação. Esses resultados de buscas mais ricos são conhecidos como Rich Snippets e podem aumentar consideravelmente o CTR de um site. Abaixo, veremos um exemplo de Rich Snippets e logo após os formatos reconhecidos pelos principais buscadores:

GoodRelations Language


Assim como o Schema, o consórico GoodRelations serve como referênica para programadores e desenvolvedores trocarem informações e se atualizarem com as melhores para implementação da marcação semântica RDFa.



RDFa


RDFa é um conjunto de extensões ao XHTML proposto pela W3C (World Wide Web Consortium). O RDFa usa atributos em elementos do XHTML para exibir resultados mais ricos na busca.

Vantagens do formato RDFa:


  • Independência do editor: cada site pode usar os seus próprios padrões;
  • Reutilização de dados: os dados não são duplicados. Não necessita de seções separadas de XML e HTML para o mesmo conteúdo;
  • Autocontenção: o HTML e o RDFa são separados;
  • Modularidade do esquema: os atributos são reutilizáveis;
  • Progredibilidade: podem ser adicionados campos às transformações XML e extrair semântica dos dados a partir de um ficheiro XHTML.
  • Padrão utilizado pelo Google para exibir os breadcrumbs nos resultados de pesquisa.


Exemplo de RDFa:


<div xmlns:dc="http://purl.org/dc/elements/1.1/"
    about="http://www.example.com/books/wikinomics">
    <span property="dc:title">Wikinomics</span>
    <span property="dc:author">Don Tapscott</span>
    <span property="dc:date">2006-10-01</span>
  </div>

Nos próximos artigos veremos exemplos práticos de como implementar essas linguagens nas páginas de um site e como criar os Rich Snippets para diferentes tipos de sites.

Gostou do artigo? Então você já sabe o que fazer...

Sobre o Autor
Felipe Bazon é Gerente de SEO na SEO Marketing. Visite seu perfil no Google+

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