SEO Marketing

Marketing para Google...
Aumentar a sua base de clientes não precisa ser um quebra-cabeças. Os sites de busca são o meio usado hoje por empresas e consumidores para buscar informações de produtos, pesquisar preços, contratar serviços. Descubra essa oportunidade

Google Adwords X Facebook Ads

14 de janeiro de 2013

Há pouco mais de uma década, ninguém questionava os motivos de se anunciar online e poucos cogitavam essa possibilidade. Hoje, o jogo virou. Os empresários que não expandirem seus meios de divulgação correm o risco de não atingirem seus potenciais clientes.

O consumidor agora é quem dita as regras. Ele escolhe o que quer ver, ler, assistir e ouvir, e só é possível alcançar esse público se houver integração na publicidade online, além disso, a internet oferece maior flexibilidade e criatividade atingindo o público-alvo exato e garante audiência.




Google Adwords e Facebook Ads são as poderosas plataformas que podem aumentar o fluxo de visitantes de seu site. Mas qual a melhor opção?

Antes de tudo, você precisa entender como cada uma funciona:

Google Adwords
É um serviço do Google onde os anúncios podem ser feitos em texto ou imagem (este último de vários tamanhos). Os anúncios criados no Google AdWords serão vistos por usuários que ativarem os mecanismos de pesquisa relacionados às palavras-chave quando ele está pesquisando (Search) e também em sites relacionados ao conteúdo definido (e que fazem parte da rede de parceiros do Google), o que chamamos de rede de Display.

Facebook Advertising 
Os Facebook Ads são anúncios patrocinados que aparecem na lateral direita da tela do usuário enquanto logado. Os anúncios possuem formato único: pequena imagem (80×110 pixels) + título + texto de tamanho limitado, desta forma a objetividade é necessária.

Esse tipo anúncio funciona de forma semelhante aos links patrocinados do Google (AdWords), sendo ofertado por CPC – Custo por clique, ou seja, paga-se somente se alguém clicar no anúncio – e CPM – Custo por mil impressões. Porém a grande diferença está na forma de criar e segmentar.


Não existe ferramenta perfeita e sim uma que se adeque melhor ao seu negócio. A intenção das duas é a mesma: gerar tráfego com o investimento disponível e para obter o máximo rendimento.

No Google AdWords, o acompanhamento das palavras chaves e o estudo dessas é essencial, uma vez que o Índice de Qualidade influencia no valor do CPC e é calculado de acordo com a relevância do website, palavra chave e anúncio.

Um ponto positivo do Adwords é o alcance, já que é possível atingir um maior número de diferentes públicos, mesmo que para alguns segmentos, exista uma competição muito alta para ficar entre um dos primeiros, elevando muito o CPC e, em algumas vezes, inviabilizando a publicidade.

O Facebook Advertising possibilita ao anunciante segmentar os anúncios por localização, perfil sociográfico, interesses e outros. O que nos permite afirmar que quanto mais campos preenchidos, maior será a precisão do seu anúncio.

Desta forma, se você tem um produto para mulheres na faixa de 20 anos que gostam de praticar esportes, aí está o seu pote de ouro. O ponto negativo deste tipo de publicidade é que os anúncios são apresentados apenas aos usuários da rede social, enquanto muitos potenciais clientes podem estar no Adwords ou simplesmente não estar logados. Por outro lado, o custo do Facebook Ads comparado ao Adwords, em geral é menor.

Qual delas devo escolher?

Quem deve colocar as cartas na mesa e resolver esse impasse é você: se o seu produto é destinado para toda e qualquer pessoa, o Google Adwords é a melhor opção.

Agora, se a sua empresa é focada em determinado público-alvo, sendo todos esses clientes finais, então é interessante optar pelas redes sociais, levando em conta a possibilidade de segmentação e interação.

É importante lembrar que o Facebook não é indicado para anunciar produtos ou serviços que tenham como cliente final uma empresa (B2B), pois a rede social é essencialmente composta de pessoas, e, por mais que muitas empresas estejam presentes (além de empresários ou executivos com perfil na rede social), raros são os casos dos que estão ali à procura de fornecedores.

Distribuir a verba entre as duas plataformas também é uma saída. Assim você pode mensurar qual delas tem melhor desempenho com mais rendimento para o seu negócio.

Depois com os dados de ambas em mãos, analise o retorno de cada uma delas e, se possível, escolha entre investir toda a verba apenas na mais rentável ou em continuar dividindo, porém, com menor verba para a que te trouxe menor retorno.


Taísa Azevedo é analista de Links Patrocinados na SEO Marketing

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