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Política de Publicidade AdWords – O que Pode e o que Não Pode?

1 de outubro de 2012


Com a finalidade de garantir a experiência positiva dos seus usuários e para proteger a marca Google, foi criada a política publicitária do Google AdWords, que mantém padrões de alta qualidade nos Links Patrocinados, e mais especificamente, as campanhas publicitárias, anúncios, palavras-chave, sitelinks, e websites. O conjunto de regras que regulamenta as campanhas conforme a legislação de cada país e avalia e reprova (se necessário) as ofertas anunciadas.

As políticas de publicidade devem ser um dos primeiros passos para quem está começando a anunciar, e os experientes devem atualizem-se constantemente, pois o Google sempre está em evolução! Não é um processo fácil, são 58 políticas de publicidade e ainda 8 requisitos de anúncios. Estude e conheça as regras clicando aqui.
O Google reserva-se no direito de suspender os anúncios e páginas de alguns produtos que não são permitidos pelo Adwords, como armas ou rapé. Além disso, outras questões devem ser observadas . Há muitas reprovações no excedente dos 25 caracteres no título e 35 em cada linha posterior da descrição e URL de visualização. Para tentar driblar essa questão da falta de espaço, muitos anunciantes não deixam intervalos entre a pontuação com o intuito de escrever mais. Contudo, lembrem-se: um anúncio bem escrito atinge mais usuários do que informações exageradas.


Uma situação delicada é sobre a política de páginas de conteúdo sexual. Estas são permitidas desde que cumpram as demais regras. No entanto, o Google entende que é um conteúdo unicamente adulto e estes receberão o estado "não indicado para menores". Promoção de serviços de acompanhantes, prostituição ou outros serviços sexuais que envolvam nudez são proibidos pelas diretrizes.
Outro assunto que gera dúvidas é em relação ao álcool. No Brasil, os anúncios de produtos relacionados estão restritos, com exceção da cerveja, sidra, saquê, vinho e champanhe, mas não de bebidas destiladas e licores.


Quando há algum descumprimento nas políticas de publicidade do Google AdWords, os anunciantes costumam receber uma notificação por e-mail para que possam efetuar as devidas correções, além do aviso com a reprovação que aparece logo que você acessar a conta com seu login e senha. Contudo, é importante estar sempre atento: em casos graves as punições do Google podem ser severas, até mesmo com o risco de sua conta ser suspensa.

Taísa Azevedo é analista de Links Patrocinados na SEO Marketing

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