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Facebook: Seus amigos e fãs não recebem tudo o que você posta

12 de outubro de 2012


Estranho começar um post sobre Facebook falando de Twitter, mas vamos lá...

Imagine que os seus feeds do Facebook girassem rapidamente como uma timeline do Twitter, e que qualquer post, curtir, comentário que todos os seus amigos fizessem aparecessem para você. Seria simplesmente impossível e chato de usar o Facebook, não é? Uma enxurrada de informações, fotos, links e coisas desinteressantes sem parar! (exceto para os ~stalkers de plantão~ rs) 

Brincadeiras a parte, você teria tempo para filtrar tudo isso? Não. E o Facebook sabe disso, então ele filtra para você. 

Esse é a pontinha do iceberg do que é o EdgeRank. 



O que é EdgeRank?


É um algorítmo usado pelo Facebook para selecionar as postagens que vão aparecer ou não nos feeds de cada pessoa. Cada ação é chamada de “edge” e por isso o nome “EdgeRank”.

A fórmula é guardada a sete chaves pelo Tio Mark Zuck. Mas, em 2010, durante uma conferência, o Facebook revelou os três principais ingredientes da fórmula:

1) Afinidade: É o peso da conexão entre o seu perfil e outro perfil. Por exemplo, se você curte uma página e comenta frequentemente nela, essa interação terá um peso diferente do que uma página que você curte mas dificilmente comenta.

2) Peso de cada “edge”: É o peso de cada ação feita. Isso pode variar com seu comportamento na rede. Se você costuma dar mais “curtirs” dos que comentar, o “curtirs” terão mais peso no seu caso.

3) Tempo: Quanto mais antiga a postagem, menos peso ela terá.




Amado por uns...


Voltemos ao exemplo do Twitter. Afinal, se no Facebook não existisse filtro (como é no Twitter), nossos feeds seriam uma loucura e a rede iria se tornar massante. Devemos dar graças a Deus que o EdgeRank existe, ou seria irritante usar o Facebook, pois ele tem um aspecto atemporal, é uma rede mais lenta.

...odiado por outros


O grande impacto do EdgeRank é, na verdade, para as empresas que querem que o conteúdo de suas páginas atinjam o máximo de fãs possíveis. Como já entendemos, assim como os posts do seu perfil pessoal não atingem todos os seus amigos, o conteúdo de sua Fan Page não atinge todos os fãs. Mas, calma, não entre em pânico, vamos ao próximo tópico.

Empresas


O grande segredo é: Faça um conteúdo interessante para o seu público, construa afinidade (no sentido real mesmo) e eles vão querer curtir, comentar e compartilhar. Saiba com quem você está falando.

Se a sua preocupação é a quantidade e não a qualidade, realmente, o EdgeRank vai ser odiado mesmo. Pense e repense.

Um recurso legal que agora o Facebook tem para que você possa trabalhar melhor a base de fãs já adquirida são os Promoted Posts, que promovem uma certa postagem para que ela apareça mais vezes nos feeds de quem já é seu fã.

Na hora de criar sua base de fãs, tenha certeza de que está fazendo o direcionamento correto. Mire a qualidade acima da quantidade! 

Afinal, do que adianta ter 1 milhão de fãs que não querem ouvir o que você tem a dizer, e pior, que não querem “conversar” com você? 

Gisele Amaral é Analista de Social Media na SEO Marketing

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