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Como Saber as Posições das Palavras-Chaves de Adwords utilizando o Analytics?

15 de outubro de 2012


Uma das maiores dúvidas dos anunciantes de links patrocinados do Google é quanto devem pagar pelas palavras-chave de seu negócio. 

Para tal existe um relatório do Google Analytics, que permite que os anunciantes vejam em que posições suas palavras-chave receberam mais visitas, transações, receitas, taxa de conversão e outros.

Basta fazer o login no Google Analytics, selecionar um relatório que tem os filtros adequados e aplicados e em seguida, clicar em “Fontes de Tráfego”. Dentro do menu “Publicidade”, clique em Adwords e depois em “Posições de Palavra-Chave”.


Agora é só digitar a palavra-chave que você deseja analisar em "busca avançada" para ver as estatísticas sobre essa palavra-chave. Clique na palavra-chave uma vez, então você pode começar a ver a posição do termo do lado direito conforme imagem abaixo:


Esta ferramenta pode ser pouco útil para grandes empresas que têm dezenas de milhares de palavras-chave pois seria excessivamente demorado analisar cada termo. Já para as pequenas empresas que têm um núcleo de poucas palavras-chave e que compõem a maioria de suas conversões, esta é uma ótima maneira de obter algumas idéias gerais sobre o que devem fazer para maximizar seus investimentos.
Além de contar com o número de transações geradas, deve-se também, levar em consideração a taxa de conversão, e o número de visitas.

Exemplo: Suponha que em um determinado período de tempo você esteja analisando o desempenho de uma palavra-chave que apareceu em 90% do tempo na posição 1, e apenas 10% do tempo na posição 3, então provavelmente estaria ocorrendo mais transações na posição 1 do que na posição 3.

Mas ao mesmo tempo, a palavra-chave poderia ter tido 0.3% de taxa de conversão na posição 1 e 3.2% de taxa de conversão na posição 3. Considerando que não houve grande diferença do número de visitas entre as 2 posições, haveria mais sentido diminuir o CPC e deixar o termo na 3ª posição na maior parte do tempo.

Vitor Vieira Giannoni é Analista de Links Patrocinados na SEO Marketing 


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