SEO Marketing

Marketing para Google...
Aumentar a sua base de clientes não precisa ser um quebra-cabeças. Os sites de busca são o meio usado hoje por empresas e consumidores para buscar informações de produtos, pesquisar preços, contratar serviços. Descubra essa oportunidade

Configurando seu site no Google Webmaster Tools (Pt2)

29 de agosto de 2012


Para concluir a configuração de seu site no Google Webmaster Tools, no artigo de hoje veremos o que são e como configurar parâmetros de URLs para que o Google rastreie o site mais facilmente e para finalizar como avisar o Google sobre a mudança de endereço, caso planeje mudar seu site para um novo endereço.

Para que os leigos e os atrasadinhos não fiquem perdidos, sugiro que leiam os dois primeiros artigos desta série: O novo Google Webmaster Tools e Configurado seu site no Google Webmaster Tools.


O que são e como configurar parâmetros de URLs no GWT


Caso seu site possua URLs dinâmicas com “ids” e caracteres especiais para restringir ou reorganizar o conteúdo das páginas é com esta ferramenta que indicamos ao Googlebot como lidar com estes parâmetros.




O aviso acima foi extraído do próprio webmaster tools, portanto, se estiver na dúvida, deixe que o Googlebot decida. Caso perceba que as URLs de seu site não estão sendo indexadas, procure ajuda profissional de um SEO ou Developer.


Configurando parâmetros de URL no Google Webmaster Tools










Existem duas opções para configurar os parâmetros de uma URL no GWT. Primeiro é preciso definir se o mesmo altera ou não o conteúdo da página vista pelo usuário. Exemplo:

www.seusite.com.br/produtos.php?sid=666

O parâmetro sid=666, provavelmente, é a indicação de um determinado produto. Dessa forma, ele altera sim a página que o usuário visualiza. Neste caso, deve-se selecionar a opção “Sim”, pois ele altera, reorganiza ou restringe o conteúdo da página, conforme podemos observar na imagem abaixo.


  • Permitir que o Googlebot decida;
  • Cada URLs: o Googlebot usará o valor deste parâmetro para determinar se um URL é único;
  • Somente URLs com valor=X: o Googlebot indexará somente os URLs nos quais o valor deste parâmetro corresponda ao valor especificado. Os URLs com um valor de parâmetro diferente não serão indexados. Esta opção será útil se, por exemplo, seu site utilizar o valor de parâmetro para alterar a ordem na qual conteúdos idênticos são exibidos;
  • Nenhum URL: o Googlebot não indexará URLs que contenham este parâmetro. 

Caso opte pela opção incorreta e, com isso, perceba uma queda no número de páginas indexadas, saiba que é possível redefinir a função de um parâmetro e até mesmo excluí-lo.


Normalmente, o Googlebot identifica automaticamente os parâmetros e decide se eles afetam ou não a visualização de uma página. Apesar de toda a inteligência e a esperteza do bot, às vezes, ele não identifica certos parâmetros e é possível adicioná-los manualmente.


Configuração: mudança de endereço

A mudança para um novo domínio envolve planejamento e alguns fatores importantes que devem ser considerados para minimizar o impacto dos usuários e facilitar a solução de problemas relacionados a comportamentos inesperados.

Dentre outros fatores, é importante informar ao Google sobre tal mudança via Google Webmaster Tools.











Em outro artigo, entrarei em mais detalhes sobre redirecionamentos 301 e como redirecionar  um site para um novo domínio.

Na próxima semana, darei um tempo com nosso Tutorial Google Webmaster Tools para ceder espaço para um artigo de nosso analista SEO Cláudio Leal.

Dúvidas? Deixe-as nos comentários abaixo que respondo assim que possível.

Gostaram do artigo? Então curtam, compartilhem, "retweetem" e de +1. Valeu!

Sobre o autor

Felipe Bazon é Gerente de SEO aqui na SEO Marketing. Visite seu perfil no Google+

0 comments: