Qual jogo seria capaz de conseguir conquistar 10 milhões de downloads em apenas 10 dias de lançamento? O responsável pela proeza é o Angry Birds - Rio, versão do jogo criado pela empresa finlandesa Rovio feita especialmente para o desenho animado Rio. Fenômeno de vendas, a versão original do game já soma 100 milhões de downloads desde o seu lançamento em dezembro de 2009.
Desenvolvido para diversas plataformas, o sucesso do jogo foi impulsionado pelas vendas de tablets e smartphones em todo mundo. A jogabilidade de Angry Birds é simples, fazendo com que pessoas de 8 a 80 anos se interessem por ele. O objetivo é utilizar diversos pássaros atirados por uma espécie de estilingue para derrubar obstáculos onde os malvados porcos, que roubaram os ovos das aves, estão escondidos.
O jogo também é um fenômeno nas redes sociais. Mais de 300 mil pessoas curtem a página do game no Facebook. Ao procurar pelo termo Angry Birds no YouTube, será listada uma infinidade de tutoriais e paródias sobre ele. No Twitter, o perfil da Rovio (http://twitter.com/RovioMobile) possui mais de 66 mil seguidores e está sempre postando novidades sobre a marca.
O segredo do merchandising do Angry Birds está na humanização dos personagens, visual colorido e lúdico, além da extrema simplicidade nas regras do game. Peter Vesterbrack, fundador da Rovio, revelou um dado interessante. Diariamente o público gasta 65 milhões de minutos jogando Angry Birds, tempo equivalente ao horário nobre de muitas emissoras de tv.
Fenômeno intrigante ou "joguinho" viciante? Fato é que Angry Birds deve ainda surpreender o mercado e ser motivo de atenção para os geeks, gamers e entusiastas do mundo digital.
O fenômeno Angry Birds
6 de abril de 2011
Escrito por
MarianaBonfim
Enviar por e-mail
Postar no blog!
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comments:
Postar um comentário