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Marketing para Google...
Aumentar a sua base de clientes não precisa ser um quebra-cabeças. Os sites de busca são o meio usado hoje por empresas e consumidores para buscar informações de produtos, pesquisar preços, contratar serviços. Descubra essa oportunidade

Como Funciona o Google (ou deveria)

27 de setembro de 2009

Semana passada, voltou à tona um assunto que eu já considerava morto, e o Google finalmente jogou a pá de cal no assunto. Matt Cutts reforçou que as meta name="keywords" não são usadas pelo Google no cálculo do posicionamento de sites.

Verdade seja dita, quando otimizo um site ou monto uma campanha Adwords uso bastante o meta name=keywords, mas como fonte de consulta de palavras-chave em sites de concorrentes. É significativa a quantidade de sites que ainda colocam as suas principais palavras-chave de trabalho nessa meta tag.

Existe um princípio básico que justifica ao Google e demais search engines sérios ignorar o meta keywords: não são vistos pelo usuário! O que os olhos não vêem o coração não sente, e o que o usuário não vê o Google não considera, ou não deveria, para efeito de posicionamento de um site (desculpem por essa, não resisti :-). A leitura Google, e posts de seus especialistas, como Matt Cutts e Pedro Dias, sempre frisa a importância de escrever para as pessoas, e não para o Google. As meta keywords em momento algum aparecem para o usuário, logo não devem ter qualquer relevância para o posicionamento Google.

Esse raciocínio deve ser sempre usado quando tentarmos adivinhar que fatores internos influenciam o posicionamento. Vejamos por exemplo o TITLE, que é utilizado pelo Google como a primeira linha exibida nos resultados de busca e com isso torna-se um importantíssimo fator de posicionamento da página. Por outro lado, o Google só exibe setenta e poucos caracteres em sua tela de resultados, logo qualquer coisa escrita além disso não é vista pelo usuário, e com isso não pode ter o mesmo peso dos caracteres iniciais.

O algoritmo do Google procura simular da forma mais fiel possível o comportamento e reações de nós, reles mortais. Ao ponderar a importância de um elemento para o posicionamento do site, ponha-se no lugar de um usuário e avalie a importância desse elemento para a experiência de navegação, pois é é isso que o algoritmo do Google procura fazer!

5 comments:

Anônimo disse...

Bacana, o que o Usuário não ver, o Google não considera.. e quando o Google não enxerga !? No famoso caso de sites em Flash ? Somos fardados a deixar o site la em baixo nas buscas pela seguera do Google ?

Anônimo disse...

^ cegueira

Schultze disse...

Cegueira não, miopia :-). O Google já consegue em alguns casos indexar conteúdo em Flash. Já coloquei um site totalmente em flash na primeira página do Google para muitos termos, seguindo as orientações do próprio Google para construção de sites em flash.

rob disse...

Não entendo. Tenho um blog e um site que já estão sendo rastreados pelo webmaster tools e pelo analytics do Google, mas o blog já tem uma semana e ainda não entrou na lista da busca e o site não atualiza o cache.

O blog é http://livroselivrarias.blogspot.com e o site é http://websitesrdz.com

Detalhe: o blog já tem até anúncios do AdSense nele...

Julio Eudes disse...

Muito bom esse artigo, recomendo.

Algumas vezes demora meses para que o site seja indexado em alguns sistemas de busca. Todo serviço tem que ter muito calma.

http://ema.julioeudes.com.br