SEO Marketing

Marketing para Google...
Aumentar a sua base de clientes não precisa ser um quebra-cabeças. Os sites de busca são o meio usado hoje por empresas e consumidores para buscar informações de produtos, pesquisar preços, contratar serviços. Descubra essa oportunidade

Cloud computing e a sua vida na rede

10 de abril de 2008

Estas preocupações são coisa do passado para muita gente:
  • Quebrou o HD!
  • O Outlook está muito, muito, muito lento.
  • Aonde está o e-mail de meu amigo com o endereço da festa? Xii, está no computador do trabalho!
  • Aonde está o documento do contrato do cliente XYZ?
  • Aonde está aquele favorito do meu navegador?
  • Qual é mesmo o telefone daquela pessoa?
  • Aonde grudei o post-it com aquela informação importantíssima?
À medida que os serviços e aplicações migram para a rede (nuvem), assim migram também os seus dados. Cloud computing refere-se a uma "nuvem" de recursos computacionais interligados. Você não se conecta mais a um computador, e sim a uma rede de equipamentos interligados, que podem estar espalhados pelos 4 cantos do mundo - cloud computing!. De repente, passa a ser estupidamente fácil e rápido achar qualquer informação, em qualquer lugar e a qualquer hora. Vejam alguns exemplos, quase todos de ferramentas do Google. Existem provavelmente diversas outras ferramentas tão boas ou melhores, mas lá vai a minha lista de recomendações:

E-mail: O Gmail oferece mais de 6Gb de espaço. É possível acessá-lo de smart phones, computadores de casa, do trabalho, da casa de amigos. Buscar algum e-mail é tão rápido quanto pesquisar qualquer coisa no Google. Você digita a palavra-chave e pronto, recebe em segundos uma relação com todos os e-mails relacionados. Quem precisa procurar mensagens por diversos PSTs gigantes no Outlook consegue entender bem a vantagem disso... Adoro a funcionalidade de agrupamento de mensagens com o mesmo tópico - aquela corrente de 60 emails fica reduzida a uma linha...

Mensagens instantâneas - Com o Gtalk do Google, todas as conversas ficam armazenadas na rede "junto aos e-mails", ao contrário do Skype e MSN, que armazenam as conversações no computador aonde são digitados. É possível pesquisar rapidamente pelo histórico de mensagens. Com isso, ele pode virar o seu "bloco de notas emergencial" - envie uma mensagem para um contato para depois pesquisá-la..

Contatos - o Plaxo é uma ferramenta já relativamente antiga, e permite-me sincronizar contatos entre computadores e smart phones. Quem estiver cadastrado no Plaxo, pode alterar os seus dados que são imediatamente replicados para quem estiver conectado a ele.

Notas - o Google Notas é um bloco de notas que pode ser acessado de um plug-in do firefox ou diretamente do site http://www.google.com/notebook

Calendário - o Google Calendar, integrado ao Gmail, é um excelente calendário online e fácil de compartilhar com amigos, família, colegas de trabalho. Adoro a funcionalidade - gratuita - do lembrete via SMS para meu celular com os dados dos compromissos.

Documentos de Texto, planilhas eletrônicas, apresentações integrados ao Gmail -Especialmente importantes para trabalhar em grupo em um determinado documento. É possível agora criar documentos offline através do Google Gears (ainda não tive oportunidade de testar).

Favoritos ou Bookmarks - O del.icio.us coloca online seus favoritos, e permite deixá-los abertos a todos ou privados. O Google também possui um plug-in para o Firefox que sincroniza bookmarks, cookies, histórico de navegação. Para os favoritos, porém, o del.icio.us é bem mais fácil de pesquisar.

Na parte 2 deste post, discutirei os cuidados a tomar, o que ainda falta, quem paga por isso, e alguma aplicação que eu tenha esquecido de mencionar neste post.




4 comments:

http://spanky-monkey.blogspot.com disse...

Muito obrigado cara, seu blog me foi muito útil para o intendimento de Cloud Computing, estou fazendo um trabalho sobre este assunto para a faculdade e estava meio perdido.

Vlw.

Anônimo disse...

Também estou fazendo um trabalho para a faculdade sobre este tema, você conseguiu algum material além de pesquisas pela internet sobre este tema?
Lia

Anônimo disse...

Recentemente minha empresa decidiu embarcar nessa onda de cloud computing, e contratou os serviços da SimpleWeb, e não podíamos estar mais satisfeitos. Reduzimos em cerca de 50% nossos custos em datacenter e servidores, e ganhamos em performance e escalabilidade. É possível inclusive aumentar os recursos dos servidores em períodos críticos de pico de uso, como por exemplo quando rodamos a folha de pagamento em nosso ERP.

Fabio Peixoto disse...

Para quem quer conhecer mais a fundo o <a title="cloud computing" href="http://www.simpleweb.com.br/Cloud>Cloud Computing</a>, indico a leitura da página da <a title="SimpleWeb" href="http://www.simpleweb.com.br>SimpleWeb</a>. Eles permitem inclusive o uso da estrutura para 15 dias de testes.