O Google tem sem dúvida a melhor ferramenta de links patrocinados através de seu Google Adwords, mas tem uma mania irritante de fazer com que tenhamos mais cliques do que realmente necessitamos. Dá até para entender o motivo - afinal o Google vive exatamente desses cliques, e Wall Street espera que sua receita sempre aumente e que os seus acionistas sejam muito bem gratificados.
Um desses exemplos é um beta lançado há alguns dias atrás para algumas contas nos EUA, chamado de Adwords Automatic Matching. Com ele, o Google vai ainda mais longe na procura de sinônimos para disparar anúncios (veja o tutorial de links patrocinados para maiores detalhes), com a desculpa de atingir o seus limite máximo de gastos diários - "Be assured that automatic matching will try to never exceed your budget. If you're already meeting your daily budgets, automatic matching will have a minimal effect on your account."
Vai a explicação do funcionamento do Adwords Automatic Matching em inglês dada pelo Google, não traduzida para não ser mal interpretada: "For example, If you sold Adidas shoes on your website, automatic matching would automatically crawl your landing page and target your campaigns to queries such as: "shoes" "adidas" "athletic", etc., and less obvious ones such as "slippers" that our system has determined will benefit you and likely lead to a conversion on your site."
Eu configuro o orçamento diário acima do esperado para atender a alguma variação abrupta de cliques em um determinado dia, e não porque queira de fato gastar todo esse valor diariamente. O Google já não permite que desabilitemos sinônimos de palavras de correspondência aberta (sem uma ginástica de configurações), e pelo jeito pretende levar essa política ainda mais longe. Se essa política entrar em vigor para todas as contas, vai ficar ainda mais complexo "domar" o Adwords e reduzir os gastos ao mínimo necessário.
Em defesa do Google, esta medida pode eventualmente vir a beneficiar clientes que não conhecem, não entendem e não tem tempo para aprender o funcionamento do Adwords.
Adwords Automatic Matching
7 de março de 2008
Escrito por
Schultze
Enviar por e-mail
Postar no blog!
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comments:
Postar um comentário