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Web Writing - Dicas de SEO para seus textos

7 de maio de 2015


Como o produtor de conteúdo pode otimizar o texto para atrair mais tráfego orgânico​​? Preparamos sete dicas para ajudar a desenvolver textos de qualidade ​com técnicas SEO.






Público-Alvo
Os textos mais atrativos são aqueles cujo autor ​foca no público-alvo. Nada mais justo, afinal, é para esse público que você escreve. Essa premissa é fundamental para o sucesso do conteúdo.

Repetição e sinônimos
Há alguns anos o produtor de conteúdo entendia que quanto mais ele utilizasse uma palavra-chave em um texto melhor seria sua indexação. Isso acabava resultando em textos repetitivos, tornando a leitura cansativa. Ao invés de repetir a palavra-chave diversas vezes, procure utilizar sinônimos ou mesmo formas diferentes de se referenciar à palavra-chave.

Originalidade
Copiar conteúdo, mesmo que involuntário, compromete toda a estratégia SEO. Não copie e cole o texto no seu blog/site, pois o Google entende que conteúdo duplicado não é relevante nas pesquisas. Ou seja, seu posicionamento​ pode​ despenc​ar.
No site da SEO Marketing damos várias​ dicas​ para você saber se o seu site está com conteúdo duplicado.

Embasamento
Partindo da ideia de que você está produzindo conteúdo para determinado público, pense que essas pessoas entendem (ou querem entender melhor) sobre determinado assunto, por isso chegaram até a sua página. Certamente você deve saber o que está escrevendo. Se não souber, procure informações relevantes em fontes confiáveis para não arruinar seu texto.​ Sempre cite fontes, para aumentar a credibilidade do que foi escrito.
Não tenha medo em referenciar seu conteúdo. Diferente do que muita gente pensa, a utilização de hiperlinks que direcionem o seu leitor para fontes confiáveis não prejudica sua estratégia SEO, muito pelo contrário, os outbounds links contribuem para um bom posicionamento.

Coerência
Garanta que você consiga passar uma ideia clara do que você escreve. Leia o texto, releia e certifique-se de que o conteúdo segue a linha introdução - desenvolvimento - conclusão. Ideias soltas, sem sentido e embasamento deixam o leitor confuso.​

Semântica
Pense que além de produzir conteúdo para o seu público-alvo, seu texto deve também dialogar com as ferramentas de busca por meio da utilização de códigos html. O uso da ​html vai atuar com esses dois atores e você deve manter uma comunicação clara com ambos.
 Existem algumas tags a serem incluídas no texto que permitem que o Google possa ​reconhecer trechos importantes e facilitar a indexação do conteúdo, como títulos <h1>, subtítulos <h2>, negritos​ <strong>​ em palavras-chave. Essas tags também ajudarão seu leitor a compreender melhor seu texto.
Algumas ferramentas de conteúdo, como o Wordpress, já automatizaram algumas tags, tirando do produtor de conteúdo a responsabilidade de aprender a usar os códigos no texto, pois já vem tudo pronto para usar na estrutura.

TinyMCE Advanced para Wordpress: plugin para faciliar a vida do produtor de conteúdo em relação à semântica. 

Pesquisa de palavra-chave
É indispensável para um bom texto que as palavras-chave estejam empregadas de maneira correta, tanto no título quanto no decorrer do conteúdo. Para tanto, uma pesquisa sobre o tema no Google e em algumas ferramentas como o Keyword Planner é importante. Por exemplo, se você vai escrever sobre "carros usados" antes de formular seu conteúdo, pesquise no Keyword Planner  as principais variações e volume de pesquisa. Outro ponto essencial é: não deixe que a existência de palavras-chave no seu texto pareçam forçada. E caso caibam subtítulos, procure utilizar variações da palavra-chave neles.

5 comments:

Unknown disse...

Amigos, administro alguns portais de clientes e sempre tive em mente que as urls tem que ser simples e curtas, logo, sempre deixo assim:
url.com/titulo-da-pagina

Onde o título da página vira a url após o domínio, sem qualquer categoria ou subcategoria para tornar a url mais curta.

Acham correto isso em relação ao que se refere à URLs pensando no SEO do site?

Além disso, um cliente me perguntou se poderia incluir a ID do post ou da página, deixando assim: url.com/titulo-da-pagina-1 ou url.com/1-titulo-da-pagina, onde 1 é a ID usada para identificação do conteúdo no banco de dados.

O que vocês recomendariam?

1) Devo usar categoria e/ou subcategoria da postagem na URL?

2) Quanto ao ID, antes ou depois das palavras chaves do título na URL, pode ser usada?

Desde já, obrigado.

Anônimo disse...

Olá, seja bem vindo e obrigada por ler o nosso texto!

Uma das premissas para o SEO é a utilização das URL's amigáveis. Procure utilizar o título dos seus textos nas URL's, de preferência com as principais palavras-chave, assim como você estava fazendo mesmo. Isto faz com que o Google possa reconhecer sobre qual o assunto você trata em determinada página e ajudar quem está buscando a encontrar o seu conteúdo.

Algumas empresas utilizam o ID na URL da página, entretanto é mais por uma questão de organização do que de otimização.

Espero ter ajudado!

Att,

Elva Vieira
Analista de SEO

elievelton disse...

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Excelentes dicas, muito obrigado por partilhar essas informações. Eu sou novo no mundo de SEO e gostaria de fazer um curso. Sendo assim qual é o curso de SEO que vocês indicam? Aguardo pela resposta.

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