SEO Marketing

Marketing para Google...
Aumentar a sua base de clientes não precisa ser um quebra-cabeças. Os sites de busca são o meio usado hoje por empresas e consumidores para buscar informações de produtos, pesquisar preços, contratar serviços. Descubra essa oportunidade

Aspas na pesquisa em uma palavra?

15 de novembro de 2008

A idéia da utilização de aspas em uma pesquisa é fazer com que o Google encontre termos aonde as palavras entre aspas encontrem-se adjacentes e naquela ordem, fornecendo resultados mais específicos. A princípio, não faz o menor sentido fazer pesquisas com palavras individuais entre aspas, mas isso não é bem verdade.

Em minha entrevista com o Pedro Dias, do Google, conversei com ele sobre o fato do Google cada vez mais ampliar os resultados de buscas para sinônimos, variações, abreviações, stemming. Na maioria dos casos isso pode ajudar o usuário a achar mais facilmente o que procura, mas em outros pode encher a tela de resultados que não queremos. Uma das formas que costumo usar para refinar ainda mais as buscas e evitar esses "palpites" do Google é usar aspas em uma única palavra.

Por exemplo, para o Google (e para todos nós), cão e cachorro são sinônimos. O Google pode exibir em sua tela de resultados resultados tanto para um termo quanto para o outro, independente da palavra buscada. Se por acaso estivermos fazendo uma pesquisa para ocorrências da palavra-chave CACHORRO, os resultados podem vir contaminados por ocorrências da palavra CÃO ou outras variações, traduções, abreviações, plurais. Para filtrar esse tipo de busca, faça a busca com a palavra "CACHORRO" entre aspas. comida "cachorro" não deverá trazer por exemplo ocorrência de sites falando de comida para CACHORROS, CÃES, CÃO, etc. O exemplo foi bem tosco e nada prático, mas esse tipo de pesquisa pode ser bem útil em muito casos, quando você sentir que o Google está se metendo um pouco demais na tua pesquisa :-). Se você estiver na cidade de Poá-SP atrás de um Boteco, digite por exemplo bares em poa para ver os resultados :-)

Nota: Como o Pedro frisou nos comentários, o mesmo resultado pode ser obtido digitando-se + na frente da palavra que não queremos que sofra "palpites" do Google.

4 comments:

Anônimo disse...

Olá Bernhard,

Parece que o seu exemplo com aspas resulta, mas poderá não resultar em todos os casos, a utilização correcta nesse saso seria fazer a pesquisa na caixa de busca assim [comida +cachorro].

Ao adicionarmos o sinal "+" antes da palavra estamos a dizer ao Google que queremos a busca sem traduções ou sinónimos da mesma.

Abraço

Schultze disse...

Hahaha! Boa, Pedro. Pesquiso há tanto tempo no Google e não sabia dessa. Estou a preparar um material de como fazer buscas e vou sem dúvida incluir essa dica.

Abraços!

Marcela disse...

Muito bom seu post sobre as palvras-chave com aspas. Realmente muita gente não sabe desse detalhe, e as vezes até nem se dá conta. estava pensando em fazer também um material sobre busca no Google e certamente vou incluir esse tópico!

Anônimo disse...

Qual a diferença entre as aspas e o sinal de + ?